Já parou pra pensar em como seu cérebro aprende os conteúdos, ou qual estratégia você mais tem facilidade em seguir na hora de estudar?
O aprendizado é um processo constante, que varia de pessoas para pessoa, além de depender muito de fatores internos e externos em seu desenvolvimento. Sabendo disso, é possível criar diferentes abordagens que vão surtir efeito em cada tipo de situação.
Com o intuito de melhorar o entendimento e efetividade das pessoas nas atividades que realizam, várias pesquisas foram feitas, resultando no conceito de pirâmide de aprendizado.
Mas afinal, o que é isso?
Pirâmide do aprendizado
O conceito de pirâmide de aprendizagem foi criado pelo psiquiatra estadunidense William Glasser, também responsável pela criação da chamada Teoria da Escolha. Para ele, as melhores formas de aprendizado acontecem de dentro para fora, partindo da motivação de cada um, o que criou a visão de que o aprendizado parte do individual para o coletivo.
No desenvolvimento do método, Glasser buscou analisar todas as ferramentas de aprendizado que costumamos usar, como livros, aulas práticas, vídeos, áudios, entre outros, definindo um nível de eficácia para cada um, para então, otimizar as diferentes formas de ensino.
Segundo Glasser, nós aprendemos 10% daquilo que apenas lemos, 20% se apenas escutarmos, 30% ao observarmos e 50% se observamos e escutamos simultaneamente.
Na base da pirâmide, 70% quando discutimos o assunto com outras pessoas, 80% quando colocamos em prática e por fim, aprendemos 95% de um conteúdo quando ensinamos aquele determinado conhecimento a outras pessoas.
A pirâmide de aprendizagem também é dividida entre duas categorias principais: métodos de aprendizagem passiva e métodos de aprendizagem ativa. Nesta questão, Glasser dá foco para os métodos de aprendizagem ativa, já que para ele são as formas com maior capacidade de assimilação e aprendizado.
Nesse caso, ele diz que a melhor forma de se aprender é exercitar a técnica que você aprendeu, ensinando alguém, pois assim o conteúdo não fica apenas em teoria, sendo aplicado também em prática. O objetivo desse método é colocar o aluno no meio de sua própria aprendizagem, possibilitando gerar mais conhecimento.
Essa é uma das dicas valiosas que passamos para vocês, afim de otimizar seu tempo e extrair o máximo possível do conhecimento adquirido!