Voltando um pouquinho no tempo, podemos recordar dos celulares de antigamente, bem básicos, onde a comunicação era praticamente sms e ligações. Após essa era, a modernidade foi tomando conta, além da evolução da tecnologia, os smartphones foram surgindo e trazendo novas funcionalidades ao mercado. E a tecnologia como um todo, por sua vez, sem pedir licença invadiu a sala de aula. Antes eram ouvidos bate papos com empolgações, boas discussões, hoje ainda se tem o mesmo bate papo, porém mais silenciosos através de uma tela touchscreen. Já experimentou perguntar quantos dos alunos da sala possuem um perfil no Facebook, Instagram, Twitter ou em outra rede social? Nem é preciso, não é mesmo? Você já sabe que toda a classe levantaria a mão.
A reflexão que esta matéria de blog propõe hoje é: será que é possível continuar ignorando o enorme valor que os jovens dão às redes sociais? Uma pesquisa realizada em 2013, pelo Conectaí em parceria com o YouPIX e conduzida pelo Ibope Media, constatou que perto de 95% dos brasileiros de 15 a 33 anos consideram-se viciados em tecnologia.
Eis que aí surge uma dúvida: Não seria mais eficaz trazer estas redes para a sala de aula e tirar proveito disto para a aprendizagem? A verdade é que, mais do que entreter, o espaço virtual pode se tornar um dispositivo muito interessante para captar a motivação dos alunos e, dessa forma, deixá-los abertos à recepção do conhecimento.
Por isso, separamos 8 dicas de ideais que você professor pode aplicar em sala de aula.
1) Objetivo : Nas redes sociais, o objetivos dos trabalhos precisa estar bem claro para os alunos. Deve-se estabelecer regras e condições a fim de ser respeitado por todos. Além disso, é preciso certificar-se de que todos tenham contas nas redes a serem utilizadas. Para quem ainda não tem, é preciso apoio do professor e dos colegas na hora de criar a conta.
2) Realização de pesquisas. Já parou para pensar em quantos assuntos polêmicos são repercutidos nas redes sociais? E porque não eles serem explorados na sala de aula? Por exemplo, o projeto de lei sobre a maioridade penal para adolescentes menores de 18 anos, porque não fazer uma pesquisa com a opinião dos ‘amigos’ de cada um no Facebook/ Instagram, e depois realizar uma redação sobre o resultado obtido?
3) Textos mais concisos. Que tal usar o Twitter onde cada post exige um máximo de 14 caracteres para treinarem a concisão de textos? Faça uma seleção de cinco pequenos contos, por exemplo, e entregue a cinco grupos da sala, para que treinem uma série, por exemplo, de 10 tweets, que exprimam o conteúdo do conto. Após as correções, libere os integrantes do grupo a ‘tweetá-los’.
4) Transformar debates virtuais em reais. Aproveitar debates reais ocorrendo em tempo real na rede e trazê-los para a sala de aula, organizando uma versão verdadeira a ser encenada pelos alunos, com uma turma favorável e outra contrária, bem como elegendo um membro moderador.
5) Biblioteca virtual. Com um leque de opções disponíveis no digital, pode- se selecionar leituras que utilizem e-books disponíveis gratuitamente na web, afim de estimular os alunos a compartilhar esses arquivos entre si garantindo a todos a mesma oportunidade de acesso;
6) Biografias para postagem. Pode- se promover uma busca conjunta de biografias de escritores ou de personagens históricos que estejam sendo estudados. O objetivo é que postem uma abertura/resumo e, em seguida, compartilhem um link para a informação completa.
7) Conta coletiva da sala. Que tal abrir um espaço no Facebook, por exemplo, onde todos possam postar assuntos de interesse dos demais colegas e também do professor? Um grupo privado da sala, onde materiais, dúvidas, exercícios e outros materiais poderão ser postados? Com certeza todos treinarão o melhor post, bem como irão caprichar na ortografia;
8) Organização de mapas mentais. Essa ferramenta nada mais é do que um diagrama onde se parte de um assunto central, por exemplo, ‘redes sociais’, e em seguida vêm as ramificações mais óbvias: Quais? O que fazem? Ajuda em pesquisas e memorizações. Com a internet, é possível colocar em uma só página um assunto complexo, com a ajuda de links. Fica muito mais fácil para estudar.
Mas e aí, nos conte, animou- se com as ideias que trouxemos a vocês hoje ?
Vocês possuem alguma ideia que já está em prática? Compartilhe conosco nos comentários, nas redes sociais e nos marque!
Este assunto voltado para a sala de aula ainda é um assunto novo e sua contribuição será muito bem-vinda!
Até Breve!