Existem diversas maneiras de aprendermos uma nova matéria. E esses métodos de estudos são divididos em três formas: Auditiva, Visual e Sinestésica.
Auditivos
Se você curte ouvir podcasts, precisam expressar seus pensamentos em voz alta e sentem mais facilidade de guardar informações quando faladas ao invés de lê-las, então este pode ser o seu grupo.
Os auditivos, geralmente, são pessoas mais relaxadas, comunicativas e com grandes dons de expressão; gostam de conversar e lembram com alto grau de detalhe cada uma das palavras que ouviram.
Visual
Se, pelo contrário, quando está concentrado em algo e uma música ou uma pessoa falando ao lado te incomode, você pode ser deste grupo. E, se você gosta de fazer listas e as anotações devem estar escritas seja na lousa ou slide do professor, então pode confirmar, você faz parte dos visuais.
Essas pessoas têm um alto nível de energia, são inquietas e observadoras, captam os detalhes e muitos dos pequenos aspectos que, para outras pessoas, passam despercebidos. Costumam associar imagens em mente para que consigam se lembrar e, precisam de um lugar tranquilo para se concentrar.
Sinestésicos
Esses são aqueles que gostam de um conteúdo mais dinâmico, aulas interativas, em que o professor alterne a modulação de voz ou qualquer pequena fuga que os tire da monotonia em sala. Os sinestésicos precisam de movimento para se mostrarem realmente interessados na matéria.
Então, boas táticas de memorização seria: ler em voz alta enquanto caminha pelo local que está estudando; fazer experiências práticas do assunto; usar gestos para a memorização; participar de aulas com professores que alternam a modulação de voz.
Para os que já conheciam esses métodos de estudo, é sempre bom complementar, e para os que não conheciam, que agora consiga descobri qual o seu. E, bons estudos!!!